quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Esta data foi promovida em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e desde então que se luta pela inclusão das pessoas com limitações.
http://pub.sapo.pt/lg.php?bannerid=220983&campaignid=138212&zoneid=2925&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Flifestyle%2F497195%2Fassinala-se-hoje-o-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia&cb=267bdc82fcUm dos grandes objetivos desta efeméride é fomentar a consciencialização e mobilizar o apoio para assuntos importantes relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, tanto a nível laborar como a nível social.
Segundo a ONU, estima-se que existam, atualmente, mil milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Por ser tão importante a inclusão destas pessoas na sociedade, a equipa da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (Sala D’Ouro), dinamizou atividades que envolveram toda a comunidade educativa da EB1/JI do Cruzeiro, intituladas: Sentir a Diferença!

JOGO DA CAIXINHA
MATERIAIS: uma caixinha com tampa (com um objeto)
INSTRUÇÕES:
O professor explica que mostrará uma caixinha  e cada participante deverá ver o que contém e “traduzir” através de mímica, para o grupo.

CÃO E GATO
MATERIAIS: Lenços
INSTRUÇÕES: Os alunos em círculos. Irão dois para o centro; um será o cão e outro o gato. Vendam-se os olhos de ambos. Sempre que o cão latir o gato miará e o cão tentará apanhá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

QUEM TEM A BOLA?
MATERIAIS: Bola
INSTRUÇÕES: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

LANCHE ÀS ESCURAS
MATERIAIS: Vendas para olhos – metade do Nº de participantes; Mesa com: Copos, talheres, chávenas, pratos, bolachas, pão, manteiga, jarra, água, etc.

INSTRUÇÕES: Divide-se os participantes em 2 grupos; O 1º grupo será vendado; O 2º grupo atuará como guias e observadores; o grupo vendado, deverá servir-se de água, bolachas, pão, etc., vivenciando as dificuldades de se executar essa ação corriqueira para a maioria das pessoas, sem o recurso da visão. Depois invertem-se as funções. As pessoas vendadas ocupam a função de guias e observadores, e as pessoas que eram guias serão vendadas.

PINTURA COM AS MÃOS OU COM OS PÉS 

4ºCR.E





2ºCR.C
  
  
  
  

4ºCR.F 
 
 
 
 
 

JI Sala 2
 
 
 
 



1ºCR.A
 
 
 
 



2ºCR.B
 
 
 
 

JI Sala 1
Esta turma veio visitar a nossa sala e depois de uma pequena reflexão sobre a deficiência, cantamos juntos uma canção.
Seguiu-se a realização dos jogos. 
 
 
 
 
 


  


Terminamos esta comemoração com a turma 3º CR.D 
 
 
 
 
 


Vivemos momentos muito divertidos e felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário