quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Toda a Escola do Cruzeiro em movimento...

...durante os dias 5, 6 e 7 com a Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Todos tiveram oportunidade de vivenciar, através dos jogos preparados pela equipa da Sala D'Ouro, e Dar as mãos pela diferença.


JOGOS REALIZADOS
1. CONFIO NO MEU PAR
Objetivo:
Refletir sobre a “confiança” nas pessoas ao não possuir o recurso da visão.
Material:
• Vendas para a metade dos participantes;
• Mesa;
• Cadeira;
• Caixa de papelão.
Atividade:
• Numa sala ampla colocar os seguintes obstáculos com: cadeira, caixa, mesa, etc;
• Os elementos do grupo permanecerão de olhos vendados, restando somente uma pessoa sem vendas que será o guia. Com a mão no ombro do guia, em silêncio, percorrerá pelo circuito construído;
• Após determinado tempo, trocam-se os papéis. A pessoa que estava vendada torna-se guia e quem era guia será vendado.
Reflexão:
• Cada participante relatará no grupo as sensações que teve ao ser conduzido e o que mais apreciou durante a dinâmica.
• Debater sobre:
- Como é ser guiado?
- Que sentimentos experimentei?
- Como é guiar?
- É fácil confiar no outro?
- Como nos sentimos quando somos levados para um lugar que não conhecemos, sem saber o que encontraremos pela frente?

2. MÍMICA
Objetivo:
Desenvolver a comunicação não verbal e a criatividade.
Material:
Cartão (com conceitos ou nomes de objetos/animais) igual ao número de participantes.

Atividade:
• A professora pede que cinco voluntários apresentem alguma ideia para o grupo na forma de mímica. O grupo deve tentar descobrir o que cada um desses cinco voluntários tentou dizer;
• Em seguida, a professora entrega um cartão, com palavras secretas, para cada voluntário (com conceitos como amor, paz, liberdade, esperança, sinceridade, ou com nomes de objetos como: árvore, carro, criança, mesa…);
• Em pequenos grupos (aproximadamente cinco pessoas) cada um deve fazer mímica da palavra secreta escrita no cartão. O grupo deverá tentar descobrir a palavra secreta;
• Cada grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos devem tentar descobrir o que se tentou dizer e depois, avaliando as mímicas, deve escolher a melhor.

Reflexão:
• Realizar uma reflexão de como foi à experiência de comunicar com as pessoas sem o recurso da linguagem oral. As facilidades e as dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade.

3. DANÇA DAS CADEIRAS AO CONTRÁRIO
Objetivo:
• Trabalho em grupo;
• Estimular a criatividade para se adaptar a novas situações.
Material Necessário:
• Cadeiras para todos os participantes permanecerem sentados, exceto um participante que deverá permanecer de pé;
• Aparelho de som;
• CD com música animada.
Atividade:
A logística é a mesma da dança das cadeiras, com a diferença que o objetivo é de todo o grupo. O grupo tem o objetivo de fazer com que todos os intervenientes se sentem quando a música parar. Cada vez que a música pára, uma cadeira é retirada e mantém-se o mesmo número de participantes. Eles devem encontrar soluções de sentar todos os participantes. Até o momento em que dois terços das cadeiras são retirados.
Reflexão:
Proporcionar ao grupo a reflexão de que o ser humano tem a capacidade de se adaptar a novas situações.

 4- O DESCONHECIDO
Objetivo:
Proporcionar uma reflexão do quanto temos medo do desconhecido.
Material:
• Caixa embrulhada para presente contendo uma pequena história.
Atividade:
• Colocar uma música animada. Enquanto a música toca, vai passando no círculo uma caixa (do tamanho de uma caixa de sapatos). No início, explica-se para aos participantes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa há uma missão que deverá ser realizada por quem ficar com ela quando a música parar;
• A pessoa que está a coordenar deve estar de costas para não ver quem está com a caixa ao parar a música. O coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: “ estás preparado?”, “vais ter que cumprir a missão”, “seja lá qual for a missão, terá de ser cumprida!”, toca a música novamente e passa novamente a caixa se aquele aluno não quiser abrir, pode-se fazer isso mais algumas vezes, e pela última vez, avisa que agora é para valer, “quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?” Esta é a última vez, e quando o ultimo o fizer, terá a feliz surpresa e encontrará uma história’ “ganhaste uma história.”
 Reflexão:
• Observe como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar o medo do desconhecido e superar, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória;
• Refletir sobre a atividade desenvolvida, comparando-a com a convivência com Pessoas com Deficiência. Muitas vezes não sabemos como nos portar diante de uma Pessoa com Deficiência e acabamos por agir incorretamente. A falta de informação a respeito da Pessoa com Deficiência (desconhecido), leva-nos a gerar sentimento de angústia e “medo” de lidar com a situação.

5. VIVENCIAR AS DEFICIÊNCIAS (Põe-te no meu lugar)
Objetivo:
Proporcionar aos participantes experiências das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência nas atividades do quotidiano.
Material:
• Cadeira de rodas;
• Fita adesiva;
• Caixas de papelão;
• Faixa de tecido com 1m de comprimento;
• Vendas para olhos.
Atividade:
Vivência da deficiência física: vivenciar com a cadeira de rodas, com um dos braços ou perna imobilizado (com papelão, tecido e/ou fita adesiva);
Sugestão:
Tentar desenvolver atividades do quotidiano como: servir-se e beber um copo de água, ir à casa de banho, abrir portas e janelas. Vivências sensoriais - Deficiência Visual - A escuridão. Com os olhos vendados (sempre com uma pessoa como guia para evitar acidentes);
Sugestão:
Tentar desenvolver atividades do quotidiano como: servir-se e beber um copo de água, ir ao banheiro, subir e descer escadas, abrir portas e janelas, comer com os talheres etc. Deficiência Auditiva - O mundo do silêncio. Subdivididos em dois grupos ou mais, utilizam a mímica para expressar uma frase. Um é plateia do outro;
Reflexão:
• Realiza-se uma discussão com o grupo acerca das deficiências vivenciadas (facilidades, dificuldades e como fez para as superar).
Turmas do JI

Turmas 1ºCiclo



 


Para encerrar estes dias tão especiais, lançamos balões em homenagem a todas as 
Pessoas Portadoras de Deficiência


Finalmente todas as turmas entregaram "as suas mãos" com uma mensagem alusiva ao tema e  colaboraram na conclusão do cartaz.


Bem haja a todos pela vossa preciosa colaboração e empenho!

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