Esta data foi promovida em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e
desde então que se luta pela inclusão das pessoas com limitações.
![http://pub.sapo.pt/lg.php?bannerid=220983&campaignid=138212&zoneid=2925&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Flifestyle%2F497195%2Fassinala-se-hoje-o-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia&cb=267bdc82fc](file:///C:\Users\Adelaide\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.gif)
Segundo a ONU, estima-se que existam, atualmente, mil milhões de pessoas
com deficiência em todo o mundo.
Por ser tão importante a inclusão destas
pessoas na sociedade, a equipa da Unidade de Apoio Especializado à
Multideficiência (Sala D’Ouro), dinamizou atividades que envolveram toda a
comunidade educativa da EB1/JI do Cruzeiro, intituladas: Sentir a Diferença!
JOGO
DA CAIXINHA
MATERIAIS: uma caixinha com
tampa (com um objeto)
INSTRUÇÕES:
O professor explica que mostrará uma caixinha e cada participante deverá ver o que contém e “traduzir” através de mímica, para o grupo.
INSTRUÇÕES:
O professor explica que mostrará uma caixinha e cada participante deverá ver o que contém e “traduzir” através de mímica, para o grupo.
CÃO E GATO
MATERIAIS: Lenços
INSTRUÇÕES: Os alunos em círculos. Irão dois para o centro; um será o cão e outro o gato. Vendam-se os olhos de ambos. Sempre que o cão latir o gato miará e o cão tentará apanhá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
MATERIAIS: Lenços
INSTRUÇÕES: Os alunos em círculos. Irão dois para o centro; um será o cão e outro o gato. Vendam-se os olhos de ambos. Sempre que o cão latir o gato miará e o cão tentará apanhá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
QUEM TEM A BOLA?
MATERIAIS: Bola
INSTRUÇÕES: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
MATERIAIS: Bola
INSTRUÇÕES: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
LANCHE
ÀS ESCURAS
MATERIAIS:
Vendas para olhos – metade do Nº de participantes; Mesa com: Copos, talheres,
chávenas, pratos, bolachas, pão, manteiga, jarra, água, etc.
INSTRUÇÕES:
Divide-se os participantes em 2 grupos; O 1º grupo será vendado; O 2º grupo
atuará como guias e observadores; o grupo vendado, deverá servir-se de água,
bolachas, pão, etc., vivenciando as dificuldades de se executar essa ação
corriqueira para a maioria das pessoas, sem o recurso da visão. Depois
invertem-se as funções. As pessoas vendadas ocupam a função de guias e
observadores, e as pessoas que eram guias serão vendadas.
PINTURA COM AS MÃOS OU COM OS PÉS
PINTURA COM AS MÃOS OU COM OS PÉS
4ºCR.E
Sem comentários:
Enviar um comentário