Todos tiveram oportunidade de vivenciar, através dos jogos preparados pela equipa da Sala D'Ouro, e Dar as mãos pela diferença.
JOGOS REALIZADOS
1. CONFIO NO MEU PAR
Objetivo:
Refletir
sobre a “confiança” nas pessoas ao não possuir o recurso da visão.
Material:
•
Vendas para a metade dos participantes;
•
Mesa;
•
Cadeira;
•
Caixa de papelão.
Atividade:
•
Numa sala ampla colocar os seguintes obstáculos com: cadeira, caixa, mesa, etc;
•
Os elementos do grupo permanecerão de olhos vendados, restando somente uma
pessoa sem vendas que será o guia. Com a mão no ombro do guia, em silêncio,
percorrerá pelo circuito construído;
•
Após determinado tempo, trocam-se os papéis. A pessoa que estava vendada
torna-se guia e quem era guia será vendado.
Reflexão:
•
Cada participante relatará no grupo as sensações que teve ao ser conduzido e o
que mais apreciou durante a dinâmica.
•
Debater sobre:
-
Como é ser guiado?
-
Que sentimentos experimentei?
-
Como é guiar?
-
É fácil confiar no outro?
-
Como nos sentimos quando somos levados para um lugar que não conhecemos, sem
saber o que encontraremos pela frente?
2. MÍMICA
Objetivo:
Desenvolver
a comunicação não verbal e a criatividade.
Material:
Cartão
(com conceitos ou nomes de objetos/animais) igual ao número de participantes.
Atividade:
•
A professora pede que cinco voluntários apresentem alguma ideia para o grupo na
forma de mímica. O grupo deve tentar descobrir o que cada um desses cinco
voluntários tentou dizer;
•
Em seguida, a professora entrega um cartão, com palavras secretas, para cada
voluntário (com conceitos como amor, paz, liberdade, esperança, sinceridade, ou
com nomes de objetos como: árvore, carro, criança, mesa…);
•
Em pequenos grupos (aproximadamente cinco pessoas) cada um deve fazer mímica da
palavra secreta escrita no cartão. O grupo deverá tentar descobrir a palavra
secreta;
•
Cada grupo apresenta a sua mímica, os outros grupos devem tentar descobrir o
que se tentou dizer e depois, avaliando as mímicas, deve escolher a melhor.
Reflexão:
•
Realizar uma reflexão de como foi à experiência de comunicar com as pessoas sem
o recurso da linguagem oral. As facilidades e as dificuldades encontradas no
desenvolvimento da atividade.
3. DANÇA DAS CADEIRAS
AO CONTRÁRIO
Objetivo:
•
Trabalho em grupo;
•
Estimular a criatividade para se adaptar a novas situações.
Material
Necessário:
•
Cadeiras para todos os participantes permanecerem sentados, exceto um
participante que deverá permanecer de pé;
•
Aparelho de som;
•
CD com música animada.
Atividade:
A
logística é a mesma da dança das cadeiras, com a diferença que o objetivo é de
todo o grupo. O grupo tem o objetivo de fazer com que todos os intervenientes se
sentem quando a música parar. Cada vez que a música pára, uma cadeira é
retirada e mantém-se o mesmo número de participantes. Eles devem encontrar
soluções de sentar todos os participantes. Até o momento em que dois terços das
cadeiras são retirados.
Reflexão:
Proporcionar
ao grupo a reflexão de que o ser humano tem a capacidade de se adaptar a novas
situações.
4- O DESCONHECIDO
Objetivo:
Proporcionar
uma reflexão do quanto temos medo do desconhecido.
Material:
•
Caixa embrulhada para presente contendo uma pequena história.
Atividade:
•
Colocar uma música animada. Enquanto a música toca, vai passando no círculo uma
caixa (do tamanho de uma caixa de sapatos). No início, explica-se para aos participantes
que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa há uma missão que deverá ser
realizada por quem ficar com ela quando a música parar;
•
A pessoa que está a coordenar deve estar de costas para não ver quem está com a
caixa ao parar a música. O coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas
do tipo: “ estás preparado?”, “vais ter que cumprir a missão”, “seja lá qual
for a missão, terá de ser cumprida!”, toca a música novamente e passa novamente
a caixa se aquele aluno não quiser abrir, pode-se fazer isso mais algumas vezes,
e pela última vez, avisa que agora é para valer, “quem pegar agora vai ter que
abrir, Ok?” Esta é a última vez, e quando o ultimo o fizer, terá a feliz
surpresa e encontrará uma história’ “ganhaste uma história.”
Reflexão:
•
Observe como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que
devemos ter coragem e enfrentar o medo do desconhecido e superar, pois por mais
difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória;
•
Refletir sobre a atividade desenvolvida, comparando-a com a convivência com Pessoas
com Deficiência. Muitas vezes não sabemos como nos portar diante de uma Pessoa
com Deficiência e acabamos por agir incorretamente. A falta de informação a
respeito da Pessoa com Deficiência (desconhecido), leva-nos a gerar sentimento
de angústia e “medo” de lidar com a situação.
5. VIVENCIAR AS
DEFICIÊNCIAS (Põe-te no meu lugar)
Objetivo:
Proporcionar
aos participantes experiências das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com
Deficiência nas atividades do quotidiano.
Material:
•
Cadeira de rodas;
•
Fita adesiva;
•
Caixas de papelão;
•
Faixa de tecido com 1m de comprimento;
•
Vendas para olhos.
Atividade:
Vivência
da deficiência física: vivenciar com a cadeira de rodas, com um dos braços ou
perna imobilizado (com papelão, tecido e/ou fita adesiva);
Sugestão:
Tentar
desenvolver atividades do quotidiano como: servir-se e beber um copo de água,
ir à casa de banho, abrir portas e janelas. Vivências sensoriais - Deficiência
Visual - A escuridão. Com os olhos vendados (sempre com uma pessoa como guia
para evitar acidentes);
Sugestão:
Tentar
desenvolver atividades do quotidiano como: servir-se e beber um copo de água,
ir ao banheiro, subir e descer escadas, abrir portas e janelas, comer com os
talheres etc. Deficiência Auditiva - O mundo do silêncio. Subdivididos em dois
grupos ou mais, utilizam a mímica para expressar uma frase. Um é plateia do
outro;
Reflexão:
•
Realiza-se uma discussão com o grupo acerca das deficiências vivenciadas (facilidades,
dificuldades e como fez para as superar).
Turmas do JI
Turmas 1ºCiclo
Para encerrar estes dias tão especiais, lançamos balões em homenagem a todas as
Pessoas Portadoras de Deficiência
Finalmente todas as turmas entregaram "as suas mãos" com uma mensagem alusiva ao tema e colaboraram na conclusão do cartaz.
Bem haja a todos pela vossa preciosa colaboração e empenho!
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